Ligue agora: 81 3421-3665 | 3032-2655
Email: atendimento@fanip.com.br


[Fechar]
1 Periodo

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

O Técnico em Enfermagem Diplomado pela FANIP terá capacidade para desempenhar atividades técnicas de enfermagem em empresas públicas e privadas como: hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de assistência médica, embarcações e domicílios; Atuando em cirurgia, terapia, puericultura, pediatria, psiquiatria, obstetrícia, saúde ocupacional e outras áreas.

Prestando assistência ao paciente, zelando pelo seu conforto e bem estar, administram medicamentos e desempenham tarefas de instrumentação cirúrgica, posicionando de forma adequada o paciente e o instrumental; Responsável pela organização do ambiente de trabalho e dão continuidade aos plantões; Trabalham em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança; Realizam registros e elaboram relatórios técnicos; Desempenham atividades e realizam ações para a promoção da saúde da família.

INFORMAÇÕES

DURAÇÃO:

O Curso tem duração de 24 meses, em atendimento à Resolução no 1, de 5 de dezembro de 2014, CNE/CEB/MEC.

HORÁRIOS:

Funciona de segunda às sextas-feiras nos horários da manhã, tarde e à noite, sendo: das 08:30h às 11:30h; das 14h ás 17h e das 19h às 22h.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA:

Histórico Escolar que comprove estar cursando a 3a série do ensino médio; ou a ficha 19 de Conclusão do Ensino Médio; Cédula de Identidade oficial; CPF; Comprovante de residência (com indicativo do CEP); Duas fotos recentes 3x4.

SOBRE O CURSO

NÍVEIS DE RESPONSABILIDADE E AUTONOMIA:

ATUAÇÃO DO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
O Técnico em Enfermagem atua na assistência integral à saúde da comunidade, com o objetivo de assistir o ser humano, família e comunidade no atendimento de suas necessidades básicas Bio-psico-social, no sentido de promoção e manutenção da saúde, através da prevenção, tratamento da doença, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo, família e comunidade, cumprindo o Código de Ética e a Lei do Exercício Profissional.

As funções do Técnico em Enfermagem estão descritas no Decreto no 94.406 (art. 10) da Lei do Exercício Profissional, exercendo atividades auxiliares de nível médio Técnico, atribuídas à equipe de Enfermagem, cabendo-lhe:

I – Assistir ao Enfermeiro:

a) No planejamento, programação, orientação e supervisão das atividades de assistência de Enfermagem;

b) Na prestação de cuidados diretos de Enfermagem a pacientes em estado grave;

c) Na prevenção e controle de doenças transmissíveis em geral em programa de vigilância epidemiológica;

d) Na prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar;

e) Na prevenção e controle sistemático de danos físicos que possam ser causados a pacientes durante a assistência de saúde;

f) Participação de programas e nas atividades de assistência integral à saúde individual e de grupos específicos, particularmente daqueles prioritários e de alto risco;

g) Participação nos programas de higiene e segurança do trabalho e de prevenção de acidentes e de doenças profissionais e do trabalho.

II – Executar atividades de assistência de Enfermagem, excetuadas as privativas do enfermeiro e as referidas no art. 9o do Decreto no 94.406.

III – Integrar a equipe de saúde

Na atual conjuntura da assistência à saúde profissional o Técnico em Enfermagem atua na prevenção (nos ambulatórios, postos de saúde, programas de Saúde da Família e Agentes Comunitários, Clínicas públicas e privadas, atendimento domiciliar, creches e escolas) detectando fatores sócio-político-ambientais que interfiram na saúde do indivíduo, encaminhando clientes em risco de agravos à saúde para as unidades médicas, adotando medidas de prevenção das doenças, tais como: Terapia de reidratação oral, acompanhamento de gestantes, lactantes, crianças em idade escolar, adolescentes, hipertensos, diabéticos, incentivo ao aleitamento materno, orientação quanto às normas higiênico-dietética-sanitárias necessárias para se manter a saúde.

Na recuperação e reabilitação (desenvolvendo atividades da área diagnóstico-curativa) e na reabilitação (atuando em instituições como a AACD, Centros Sociais de Saúde, Unidades de Saúde das prefeituras dos municípios de sua abrangência e Lares e Abrigos) prestando cuidados de enfermagem que promovam conforto físico, tranqüilidade ambiental, privacidade, supressão ou alívio da dor e preparação para a alta hospitalar com suas possíveis seqüelas ou limitações, incentivando o cliente sequelado a se autocuidar dentro de suas limitações levando-o a melhorar sua auto-estima e permitindo a convivência com a comunidade.

PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO:

Atuação profissional – CBO 3222-05 – Técnico em Enfermagem

Ao final do curso o aluno será capaz de:

Atuar na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença;

Colaborar com o atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e comunidade, em todas as faixas etárias;

Promover ações de orientação e preparo do paciente para exames;

Realizar cuidados de enfermagem, tais como: curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais, dentre outros;

Prestar assistência de enfermagem a pacientes clínicos, cirúrgicos, em situações de urgências, emergências e APH bem como em HOMECARE

 

ACESSO AO PLANO DE CURSO:

A FANIP estabelece que as formas de ingresso devam atender à igualdade de condições de acesso (art. 3o da LDB), tendo como requisito à conclusão do Ensino Médio ou que estejam cursando a 3a série, com previsão de término até o final do curso técnico.



 


Fale conosco
  • RECIFE - Av. Cruz Cabugá, 98 - Santo Amaro, Recife - PE, 50040-000.
  • Fone: 81 3421-3665 | 3032-2655
  • Email: atendimento@fanip.com.br





– Faculdade Núcleo de Integração Profissional - © 2018. Todos os direitos reservados.